sábado, 14 de janeiro de 2012

Os Filhos dos Homens


Livro




Ano 2021.
Há um quarto de século que não nascem crianças. Os idosos são levados ao desespero e ao suicídio, e a última geração de jovens é bela, mas violenta e cruel. As pessoas de meia-idade tentam manter a normalidade sob o poder absoluto de Xan Lyppiatt, o carismático ditador e Guardião de Inglaterra.
Theo Faron é historiador e primo do Guardião. Vive uma vida solitária e sombria até que conhece uma jovem, membro de um pequeno grupo que procura desafiar o regime do Guardião.
Então a vida de Theo altera-se dramaticamente e ele irá viver horrores inimagináveis para proteger essa mulher e lutar contra o poder vigente.

Esta obra de P. D. James publicada pela Europa-América teve uma adaptação cinematográfica levada a cabo pelo realizador mexicano Alfonso Cuarón, e que conta nos principais papéis com Clive Owen, Julianne Moore e Michael Cane.


Filme (2006)



Género: Drama, Ficção Científica, Thriller

Realizador: Alfonso Cuarón

Elenco: Clive Owen, Julianne Moore, Michael Cane, Claire-Hope Ashitey, Chiwetel Ejiofor, Pam Ferris, Danny Huston

Sinopse:

No ano 2027 o mundo está quase na anarquia total, provocada por um problema generalizado de infertilidade na população. A pessoa mais nova do mundo morre aos 18 anos de idade, e a espécie humana enfrenta a sua própria extinção. A infertilidade mundial, de causas desconhecidas, levou à inquietação social, violência, caos e o colapso da sociedade. No entanto no Reino Unido, onde se passa esta história ainda existe um governo,  que é inundado por pedidos de asilo.  Quando uma jovem surge misteriosamente grávida, o ex-activista Theodore passa a protegê-la a todo o custo, pois acredita que essa criança virá a ser a salvação da humanidade. Uma única mulher representa a derradeira esperança do planeta - quando a sua segurança é ameaçada, Theo (Clive Owen) é obrigado a protegê-la de uma ameaça.


Curiosidades:
  • Apesar de este filme se basear no livro de P. D. James ele sofreu drásticas alterações em relação ao livro. No entanto a ideia principal manteve-se: de que um futuro próximo as mulheres não conseguirem engravidar e de o protagonista ter de ajudar a única mulher grávida.
  • No livro a personagem que está grávida é a Julian e não a Knee, o bebé é um rapaz e Theo não morre no fim como no filme.
  • Os Açores são mencionados neste filme.
  • A autora do romance, P. D. James ficou contente com o filme apesar das alterações efectuadas.
  • Este filme foi nomeado a 3 Óscares: Melhor Argumento Adaptado, Melhor Cinematografia, Melhor Montagem.


Sem comentários:

Enviar um comentário