domingo, 20 de novembro de 2011

Chocolate

Livro



A aldeia de Lansquenet-sur-Tannes tem duas novas moradores: Vianne Rocher, jovem mãe solteira, e a sua filha Anouk. Ambas correram mundo e querem agora estabelecer-se, pelo que Vianne pensa montar um negócio. Um negócio aromático e guloso mas, naquelas paragens, pouco comum: uma chocolataria com o nome de "La Céleste Praline".
Para a aldeia, "La Céleste Praline" e a sua encantadora proprietária são um sopro de ar fresco frente à tirania de Francis Reynaud, um jovem padre de uma austeridade a raiar o fanatismo, que não oculta o seu desagrado por um comércio demasiado sofisticado e "tentador", e que vê em Vianne um desafio à sua autoridade. Frente a ele, a jovem Vianne só pode apelar à alegria de viver das gentes de Lansquenet...
Chocolate é um repertório de sabores, descritos de uma maneira tão viva que quase se sentem; é também uma galeria de personagens ternos e cruéis, amáveis e odiosos, sempre intensos e credíveis.
Este romance escrito pela conhecida Joanne Harris e editado em português pela ASA viu a sua estreia cinematográfica em 2000 com um elenco de luxo num filme nomeado a diversos prémios.


Filme (2000)
 



Género: Romance, Drama

Realizador: Lasse Hallström

Elenco: Juliette Binoche, Johnny Depp, Judi Dench, Alfred Molina, Lena Olin, Carrie-Anne Moss
Sinopse:
Quando uma misteriosa forasteira e a sua filha chegam a uma pacata aldeia francesa no Inverno de 1959, ninguém poderia imaginar o impacto que a impressionanate Vianne (Juliette Binoche) e a sua espirituosa filha viriam a ter nesta pequena comunidade repleta de preconceitos e tradições.
Pouco tempo depois de chegar Vianne abre uma invulgar loja de chocolates repleta de tentadoras confecções. O seu mágico dom para adivinhar os desejos mais secretos dos seus clientes e satisfazê-los com os seus divinos preparados, leva os aldeões a entregarem-se à tentação e aos seus prazeres. No entanto, é só quando outro forasteiro Roux (Johnny Depp) também ele atraente e sedutor chega à aldeia que Vianne reconhece os seus próprios desejos.
Mas nem toda a gente se sencontra deslumbrada com Vianne. Reynaud, um nobre residente que assumiu a direcção moral da aldeia, vê em Vianne uma ameaça à sua ordem e conjunto de princípios e numa tentativa de baní-la da aldeia, proíbe a todos a entrada na sua loja desencadeando um confronto nunca visto entre aqueles que preferem o passado e os que não querem perder o seu recentemente descoberto prazer.




Sem comentários:

Enviar um comentário