domingo, 20 de novembro de 2011

O Diário de Bridget Jones


Livro



Este livro de Helen Fielding, editado em português pela Editoral Presença, escrito sob a forma de um diário pessoal relata um ano da personagem fictícia Bridget Jones. Bridget Jones é uma mulher solteira na casa dos trinta que trabalha em Londres que escreve (muitas vezes com humor) sobre sua carreira, auto-imagem, vícios, familiares, amigos e relacionamentos amorosos.
A autora já referiu em diversas entrevista que este livro possui uma forte conexão com o livro Orgulho e Preconceito de Jane Austen, o que a levou a dar o nome de Marc Darcy a um dos interesses amoros da protagonista.
Um romance de surpreendente projecção internacional galardoado com o British Book Award de 1998. Através de uma escrita simultaneamente lúcida e divertida, um retrato fiel da mulher dos anos 90 que tem suscitado admiradores em todo o mundo. Este livro foi adaptado ao grande ecrã em 2001.




Filme (2002)




Género: Comédia Romântica

Realizador: Sharon Maguire

Elenco: Renée Zellweger, Hugh Grant, Colin Firth, Jim Broadbent, Gemma Jones, Sally Phillips, Celia Imrie, Felicity Montagu, Shirley Henderson

Sinopse:
Ano novo, vida nova!
Bridget, uma londrina de 32 anos, decide que chegou a hora de dar um novo rumo à sua vida...Os objectivos que define para os próximos doze meses consistem em emagrecer, deixar de fumar, deixar de beber, encontrar um noivo "lindo e sensível" e mudar de trabalho. Bridget controla a sua nova vida anotando tudo num diário: os cigarros que fuma, as calorias que ingere, os copos de álcool que bebe, as suas loucas aventuras e todos os amores que conquista e não conquista...


Curiosidades:
  • A Actriz Renée Zellweger foi nomeada para o Oscar de melhor Actriz em 2002 pelo seu desempenho neste filme.
  • Outras actrizes foram considerados para o papel de Bridget Jones tais como: Helena Bonham Carter, Emily Watson, Rachel Weisz, e Cameron Diaz. Toni Collette recusou o papel porque estava na altura a protagonizar o musical The Wild Party na Broadway, e Kate Winslet foi considerada mas os produtores decidiram que ela era demasiado jovem.
  • Tanto o actor Colin Firth quanto o actor Hugh Grant são citados no livro.
  • O realizador do filme, Sharon Maguire, é um dos amigos da autora Helen Fielding, e a quem a personagem de "Shazzer" teria sido baseada.





Sem comentários:

Enviar um comentário